Observatório Nacional inaugura Laboratório de Paleomagnetismo, Cicloestratigrafia e Mineralogia Magnética com presença da Ministra do MCTI

Na segunda-feira (14/08), o Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), inaugurou o Laboratório de Paleomagnetismo, Cicloestratigrafia e Mineralogia Magnética do ON (LPC2M-ON). A cerimônia de inauguração, que ocorreu no campus do ON, contou com a presença da Ministra de Estado do MCTI, Luciana Santos, e da Deputada Federal, Jandira Feghali (PCdoB – RJ).

LPC2M-ON representa um passo significativo na pesquisa e exploração das áreas de Paleomagnetismo, Magneto-cicloestratigrafia e Mineralogia Magnética e ainda realizará pesquisas e prestação de serviços nas áreas de Magnetismo Ambiental, Magnetoestratigrafia, com o intuito de solucionar problemas ambientais e geológicos.

Além disso, permitirá a complementação de atividades tradicionais do ON como a investigação sobre o campo magnético da Terra, permitindo observações deste tipo de registro para o passado geológico profundo, o que é feito por poucas instituições no mundo, em amplo espectro temporal.

“É uma alegria poder participar da inauguração desse laboratório, cujas pesquisas aqui desenvolvidas poderão promover resultados inéditos sobre a formação das bacias sedimentares, contribuindo para a otimização do trabalho dos recursos empregados na  prospecção de petróleo e gás. Esse laboratório é prova incontestável do papel fundamental das nossas unidades de pesquisa, na geração de inovação, na formação de recursos humanos e no protagonismo do Brasil no cenário científico internacional”, destacou a Ministra Luciana Santos.

Leia mais aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *