Equipamentos

CS4 Equipamento para Medição em Alta Temperatura

Esse dispositivo é usado para medição da variação da suscetibilidade magnética de minerais, rochas e materiais sintéticos em função da temperatura num porta amostra onde a temperatura varia desta a temperatura ambiente até temperatura de 700°C.


 

CSL- Equipamento Criostato pra medição em Baixa Temperatura

Esse dispositivo é usado para a medição da variação da suscetibilidade magnética de minerais, rochas e materiais sintéticos em função da temperatura que pode variar de menos 192°C até à temperatura ambiente.

Magnetizador Impulse IM-10-30 (ASC Scientific, USA)

Gera campos magnéticos de curta duração dentro da bobina de amostra, permitindo a realização de uma variedade de estudos magnéticos de alto campo em amostras geológicas sem a necessidade de um grande eletroímã.

Ideal para estudos de aquisição de IRM e anisotropia. Possui bobinas intercambiáveis ​​e é capaz de gerar campos superiores a 28 KGauss para amostras paleomagnéticas em tamanho real e 50 KGauss para amostras menores.

O campo magnético é produzido pela descarga de energia de um banco de capacitores através de uma bobina em torno da cavidade da amostra.

Desmagnetizador Térmico MMTD80A (Magnetic Measurements Ltd.)

O MMTD80A é um desmagnetizador térmico automático controlado por microprocessador com taxas de aquecimento, permanência e resfriamento programáveis, com uma carga de amostra de até 80 amostras e uma temperatura máxima de aquecimento de 800 °C.

O desmagnetizador é equipado com um solenóide interno calibrado para transmitir magnetizações remanescentes térmicas (TRM), fornecendo a capacidade de medições de paleointensidade por meio de experimentos Thellier.

Um suporte de amostra de atmosfera controlada permite o aquecimento em atmosfera de Ar para minimizar a alteração da amostra.