Equipe de Geofísica do ON firma acordo com a Petrobras para estudos cicloestratigráficos das Bacias de Campos e de Santos

O grupo de pesquisa do Laboratório de Paleomagnetismo e Mineralogia Magnética, da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional (LP2M-ON), liderado pelo pesquisador Dr. Daniel R. Franco, firmou um termo de cooperação com a Petrobras no valor de R$ 6 milhões para a realização de um projeto de pesquisa e desenvolvimento nas Bacias de Campos (RJ) e de Santos (SP).

O projeto visa auxiliar a Petrobras na otimização da produção de petróleo e gás nessas bacias através do aprimoramento do arcabouço cronoestratigráfico destas bacias de exploração. A cronoestratigrafia é um ramo da estratigrafia de sequências que estuda a disposição das camadas sedimentares em relação ao tempo.

Ciclos de Milankovitch identificados no registro sedimentar da Formação Dalong, sul da China (Wu et al., 2013). As indicações “E” e “e” significam, respectivamente, o registro nas rochas dos ciclos orbitais de excentricidade longa (405 mil anos) e excentricidade curta (cerca de 100 mil anos). 

Conforme destacou Daniel, esse projeto de pesquisa e desenvolvimento possui dois objetivos principais. O primeiro é refinar e aumentar a resolução temporal da cronoestratigrafia dessas duas importantes bacias através do estabelecimento de escalas temporais astronômicas (ATSs) – escalas de tempo geológica que se baseiam no registro geológico dos ciclos orbitais, que afetam o clima e a história de sedimentação das rochas – e de polaridade geomagnética (GPTS), baseadas nas reversões de polaridade do campo magnético da Terra. O segundo objetivo é prover soluções computacionais inéditas, baseadas em aprendizagem de máquina, capazes de reconhecer esses padrões cicloestratigráficos em escala regional através de dados de perfilagem de poços. Esses conceitos serão detalhados adiante.

“O projeto conta com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores especializados em Cicloestratigrafia, Geofísica Computacional e Paleomagnetismo, com um importante apoio financeiro da Petrobras, o que possibilitará uma pesquisa de grande escala e impacto. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam de maneira fundamental para os modelos de idade e, por conseguinte, para uma melhor compreensão da história geológica das Bacias de Campos e de Santos, auxiliando na otimização da produção de petróleo e gás”, destacou Daniel.

Leia mais aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *