Registros geológicos deixam pistas sobre variações climáticas ao longo da história

As variações climáticas ao longo da história geológica da Terra, também chamadas de mudanças paleoclimáticas, podem ser determinadas a partir da análise do registro geológico deixado em ambientes sedimentares, como antigos mares, lagos e rios. Este assunto é bastante atual e é um dos temas abordados na pesquisa da Dra. Mariane Candido, que atualmente é bolsista de pós-doutorado Nota 10, da FAPERJ, no programa de Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional (ON), sob supervisão do pesquisador Dr. Daniel R. Franco.

Conforme explica Mariane:

“A análise e o estudo de vestígios naturais podem ajudar a determinar o clima em épocas passadas. Ou seja, a história do clima pode ser compreendida através de diversas evidências, tais como: variações das massas de gelo, anéis de crescimento de árvores, registros fósseis e também rochas sedimentares, através do chamado registro geológico, o qual é seu objeto de estudo.”

Segundo Mariane, o registro geológico permite estudar as variações climáticas porque os antigos ambientes sedimentares, que hoje estão preservados nas rochas, guardam essa informação. Isto é, a deposição dos sedimentos (areia, silte, argila, entre outros) em antigos mares, lagos ou rios estaria diretamente relacionada a mudanças no clima, as quais podem ter sido, sob determinadas condições, controladas pelos ciclos orbitais do planeta, que apresentam intervalos de tempo na escala de dezenas a centenas de milhares de anos.

Leia o texto completo aqui.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *