ON investiga história e dinâmica da Terra através de sedimentos marinhos

Na próxima edição do programa, o convidado será Vitor Emmanuel Paes Silveira. Ele possui mestrado em Geofísica pelo ON, é graduado em Geologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e tem experiência na área de magnetismo ambiental. Atualmente é candidato ao título de doutor pelo ON, onde desenvolve pesquisas visando a investigação de variações paleoclimáticas e paleoceanográficas ao longo da margem continental noroeste da Austrália durante o Plio-Pleistoceno.

No programa, ele vai apresentar o tema de sua tese de doutorado que envolve uma importante expedição à costa da Austrália que contou com a participação do Observatório Nacional. Trata-se da Expedição 356 do International Ocean Discovery Program (IODP), o mais longevo programa internacional em Ciências da Terra, que estuda sedimentos depositados ao longo dos últimos 5 milhões de anos no fundo do oceano ao noroeste da Austrália. Esse material preserva informações importantes sobre a história e dinâmica da Terra, incluindo as mudanças do clima, das correntes oceânicas e do campo magnético terrestre que ocorreram durante este período do tempo geológico.

No programa, o doutorando explica quais foram as descobertas recentes e o impacto dessa pesquisa na Ciência e na sociedade como um todo.

Leia a matéria completa sobre o assunto aqui.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *