Pesquisador do ON/MCTI recebe Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022

Foi agraciado com o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022 um estudo que contou com a participação do Dr. Daniel Ribeiro Franco, pesquisador da área de Geofísica do Observatório Nacional (ON/MCTI). O tema da pesquisa vencedora do prêmio foi “Magnetoestratigrafia na exploração de petróleo, a grande promessa de calibração temporal de alta precisão e correlação de estratos em ultra-alta-resolução”.

Liderado pela Dra. Milene Freitas Figueiredo (Petrobras), o projeto foi desenvolvido por  pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de São Paulo (USP), Observatório Nacional e Petrobras. 

A Cerimônia do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022 ocorreu nesta quarta-feira (07) no Palácio do Itamaraty (assista aqui). O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica tem como objetivo reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que representem inovação tecnológica de interesse do setor de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis, Petroquímica, Energias Renováveis, Transição Energética e Descarbonização. Além disso, o prêmio visa reconhecer e premiar dissertações de mestrado desenvolvidas no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH/ANP), bem como reconhecer e premiar personalidades que tenham gerado contribuições relevantes de PD&I para o setor. Na Edição 2022 houve cinco categorias de projetos de PD&I, duas categorias de personalidades do setor e uma categoria do PRH/ANP.

O trabalho premiado na Categoria I (Projeto(s) desenvolvido(s) por Instituição Credenciada e/ou Empresa Brasileira, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática geral ‘“Exploração de Petróleo e Gás”) envolveu estudos de paleomagnetismo aplicados à estratigrafia. Diante dos desafios impostos pela exploração do pré-sal, os pesquisadores desenvolveram um novo método magneto-cicloestratigráfico, aplicando a cicloestratigrafia orbital de altíssima resolução em parâmetros paleomagnéticos das rochas estudadas.

Leia o texto completo aqui.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *